Igreja Verdadeira, Existe?



Sem muitos esforços em pesquisas, basta andarmos nas ruas de nossos bairros para vermos as tantas e diferentes denominações religiosas ao nosso redor. A Super Interessante aponta as oito maiores religiões do mundo, a qual, dentre elas o Cristianismo com 2,2 bilhões de adeptos. A Enciclopédia das Religiões aponta que existem, somente dentro do Cristianismo, cerca de 35 mil denominações diferentes. Segundo o IBGE, nos últimos 10 anos, o número dos evangélicos teve um acréscimo de mais de 60% de novos seguidores.

Com tanta diversificação religiosa e denominações para cada gosto, surge uma pergunta que pode até mesmo parecer em primeiro momento clichê. Igreja verdadeira, existe? Tendo em vista a Bíblia Sagrada como base fundamental para todas as afirmações aqui presente, lhe convido a estudarmos juntos alguns aspectos que diferenciam e dão algumas características para a identificação da verdadeira Igreja, segundo relatos Sagrados.

Jesus afirma que ele é “o caminho, e a VERDADE, e a vida” em João 14:6. Seguindo unicamente Suas Palavras é que encontramos o meio que nos leva à Verdade. No livro de João, capitulo 7, verso 17, descreve: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo". Na primeira epístola de Paulo a Timóteo encontramos no capítulo 3 e verso 15 tal afirmação: "para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade".

Aqui é enfatizado, biblicamente falando, que a igreja do Deus vivo tem algumas características (doutrinas/colunas) que distingui-la-ia dentre as demais. Características tais, como descritas em Efésios 2:19 e 20 que diz: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. Destacando, então, que uma das características da igreja verdadeira seria a sua crença e prática no Novo Testamento (Fundamento dos Apóstolos) e, de mesma maneira, tendo como sua crença e prática no Antigo Testamento (Fundamento dos Profetas), aceitando a totalidade da Bíblia como única regra de fé e prática.

Seguindo os relatos bíblicos, salienta-se, uma outra característica desta Igreja Verdadeira, que é o ensino de que a salvação vem unicamente através da fé em Cristo Jesus. Tal afirmação, encontramos nos relatos do livro Atos dos Apóstolos, capítulo 16 versos 27 a 31, onde é evidenciada a conversão de um carcereiro. Cujo o mesmo, havia perguntado: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo? ” (v.30), o apóstolo Paulo e Silas, mesmo aprisionados aproveitaram a oportunidade para pregar o evangelho e, de imediato, responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (v.31). No mesmo livro Atos dos Apóstolos, já no capitulo 4 versos 12 é afirmado que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. A mesma afirmativa é encontrada em 1 Timóteo 2:5 que diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

A Igreja Verdadeira é evidenciada também por sua esperança e pregação do segundo advento de Cristo Jesus nos céus. Essa esperança é transmitida em João 14:1-3 que nos diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. ” A volta de Jesus será grandiosa, e “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! ” (Apocalipse 1:7).

A Igreja de Deus, por pregar a validade de Sua Lei ainda nos dias de hoje, será tida por objeto de ira da antiga serpente, Satanás. Como é afirmado em tais passagens bíblicas: “Irou-se o dragão (Satanás) contra a mulher (Igreja) e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar” (Apocalipse 12:17). A Bíblia ressalta a importância de guardar a lei divina como expressão de amor a Ele, como diz o livro de João 14:15 “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.  (Leia Êxodo 20:1 a 17). Jesus alerta aos que cogitam que Sua lei foi abolida por ele, dizendo: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mateus 5:17). O livro de Apocalipse 14:12 ressalta a identidade do povo que segue verdadeiramente a Deus afirmando: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. A própria Escritura Sagrada adverte que “sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:3, 4).

O Espírito de Profecia (ou dom profético), é embasado nas Escrituras como sendo uma outra característica da igreja de Deus no tempo do fim. Apocalipse 12:17 destaca que “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”. O povo remanescente (Remanescentes = última parte, normalmente pouco, o mesmo que preserva o original), tem o testemunho de Jesus, que é o Espirito de Profecia como é confirmado no capitulo 19 versos 10 “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

No Novo Testamento, especificamente no livro de Mateus 12:8, é mencionado que “o Filho do Homem” também “é senhor do sábado”. O sétimo dia da semana é evidenciado nos relatos sagrados como uma das características da Igreja Verdadeira. Isaias 58:13 e 14 nos diz: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. ...” No livro do profeta Ezequiel, capítulo 20 verso 12 realça: “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. E v.20 “santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. O Sábado é um sinal marcante da Igreja Verdadeira, a Igreja de Deus.

Em Mateus 24:14 é relatado que “será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações”, após esta pregação, “Então, virá o fim”. No livro de Apocalipse 14:6 a 12, é relatado que três Anjos (Mensageiros) estarão pregando em todos os cantos do globo a mensagem do Evangelho Eterno. Apocalipse 14:7 o primeiro anjo declara em alta voz: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Seguido pelo segundo anjo proclamando: “Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição” (Apocalipse 14:8). Em Apocalipse 14:12, o terceiro anjo afirma: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. A Igreja Verdadeira é um movimento mundial, cujo o Evangelho Eterno estará sendo pregada em todo o mundo, como afirma Apocalipse 14:6 “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo”.

A Igreja Verdadeira dentre este aglomerado e farto senário religioso se distingue também por sua mensagem de Saúde. Na primeira epistola de Paulo aos Coríntios, no capítulo 3 versos 16 e 17, o apóstolo Paulo ressalta “que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”, e, que “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. Aqui é evidenciado a compreensão que o ser humano é o santuário de Deus, portanto, deve cada um cuidar de sua saúde física, mental e espiritual. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:19, 20). “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Mais importante de que saber as características da Igreja Verdadeira nesse tempo do fim, é saber o que Deus deseja para cada um de nós. No sermão do monte, Jesus Cristo afirma: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conhecia Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7: 21 a 23).

Jesus, o bom pastor, pronuncia: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (João 10:16). E à essas ovelhas, Suas ovelhas, Ele faz um convite, a qual está descrito em Apocalipse capítulo 18 verso 4 Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos”.

Querido amigo leitor, se por algum motivo você se encontra em um movimento religioso que não tem praticado todas as características aqui descritas “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:7, 8), saia do engano e aceite o chamado de Cristo a se juntar a Ele e a Seu povo em Sua Igreja. E a você, querido amigo, que já faz parte da Igreja do Deus vivo, saiba que “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). Valorize a luz e o privilégio que Deus dá a você de proclamar o Evangelho Eterno a todos nesta terra, nesta geração.

Pr. Daniel S. Almeida

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Características da Igreja Verdadeira e fundamentação bíblica.

Ø  Aceita a Totalidade da Bíblia como sua única regra de fé e prática.
(II Pedro 1:20 e 21; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e 6; Isa. 8:20; João 10:35; 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12; Efésios 2:19 e 20).

Ø  Aceita a Jesus como único Salvador e mediador entre Deus e os homens.
(Sal. 27:1; Isa. 12:2; Jonas 2:9; João 3:16; II Cor. 5:17-21; Gál. 1:4; 2:19 e 20; 3:13; 4:4-7; Rom. 3:24-26; 4:25; 5:6-10; 8:1-4, 14, 15, 26 e 27; 10:7; I Cor. 2:5; 15:3 e 4; I João 1:9; 2:1 e 2; Efés. 2:5-10; 3:16-19; Gál. 3:26; João 3:3-8; Mat. 18:3; I Pedro 1:23; 2:21; Heb. 8:7-12).

Ø  Proclama o segundo advento de Cristo Jesus nos céus.
(Tito 2:13; João 14:1-3; Atos 1:9-11; I Tess. 4:16 e 17; I Cor. 15:51-54; II Tess. 2:8; Mat. 24; Mar. 13; Lucas 21; II Tim. 3:1-5; Joel 3:9-16; Heb. 9:28).

Ø  Ensina a validade da Lei de Deus ainda nos dias atuais.
(Êxo. 20:1-17; Mat. 5:17; Deut. 28:1-14; Sal. 19:7-13; João 14:15; Rom. 8:1-4; I João 5:3; Mat. 22:36-40; Efés. 2:8).

Ø  Tem o Espírito de Profecia (dom profético) como uma de suas características.
(Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10).

Ø  Ensina a observância do Sábado como o sétimo dia da criação.
(Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11; 31:12-17; Lucas 4:16; Heb. 4:1-11; Deut. 5:12-15; Isa. 56:5 e 6; 58:13 e 14; Lev. 23:32; Mar. 2:27 e 28).

Ø  A Igreja Verdadeira é um movimento mundial.
(Mar. 16:15; Mat. 28:18-20; 24:14; II Cor. 5:10; Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; Efés. 5:22-27; Apoc. 21:1-14).

Ø  A Igreja Verdadeira Ensina sobre a Saúde.
(Gn 1:29; Lv 11; 1Co 3:16, 17; 6:19, 20).

Comentários

Postagens mais visitadas